terça-feira, 6 de abril de 2010

A NATUREZA DA MATÉRIA - Parte I

Até agora foi abordado a diferença entre o plano físico e as dimensões mais elevadas, embora, na verdade, não haja diferença nenhuma porque todas as dimensões são feitas da mesma «coisa», tal como as sete oitavas de um piano são todas som: a única diferença é de tom e freqüência.
Num piano, como cada oitava (seqüência das sete notas: dó, ré, mi... etc.) é reproduzida sete vezes, as notas individuais de qualquer oitava são harmônicas mais altas das que estão nas oitavas mais baixas.
Todavia, existe um «senão»: supõe que tens um defeito de audição que só te deixa ouvir a oitava mais baixa. Neste caso, as notas graves vão soar-te muito reais; porém, quando as mãos do pianista se deslocam para a direita do teclado em direção às notas mais agudas, verás o movimento dos seus dedos, mas não ouvirás nada. Sentir-te-ás confundido, é claro, se as pessoas se referirem aos sons que não ouviste.
Talvez até te enfureças e as acuses de inventarem essa coisa das «vibrações mais altas». Concluirás que não estão boas da cabeça e te afastarás encolhendo os ombros. Todavia, talvez sintas carência e desapontamento quando ouvires referências à beleza da Sonata ao Luar!
Porém, como reagirias se alguém te dissesse que, com um pouco de prática, poderias passar a ouvir as notas mais altas?
Esta analogia do piano é muito útil, porque a intenção dos cinco sentidos físicos é detectar, somente, algumas das oitavas do universo que te rodeia. Os sentidos podem detectar as oitavas mais baixas... mas não se apercebem das mais elevadas do Universo. Mas Você possui outros sentidos cuja função é detectá-las.
Esses sentidos, porém, permanecem latentes na maior parte dos seres humanos. Tais sentidos trabalham e interagem, permanentemente, com a energia das freqüências mais elevadas, só que o cérebro filtra e elimina esses sinais. É algo propositado e conveniente, uma vez que nós humanos não poderiam manternos concentrados no plano físico se fossemos bombardeados por toda a informação adicional disponível num determinado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário